quarta-feira, 14 de maio de 2014

Lyric Videos


Um Lyric vídeo é um vídeo com a letra de uma musica sincronizada com as mesma.

No youtube há vários lyric videos de todas musicas, a maioria das vezes muitos sobre uma mesma música, esses videos são feitos por fãs e a maioria possui fotos do artistas e a letra passando de várias formas diferente, que são os efeitos dos editores de vídeo. Na maioria da vezes essa letras são pegas na internet em sites que postam letras, poucas vezes são direto do encarte do CD, até porque tirar de um encarte deve ser muito chato, ainda mais tendo a forma mais simples de copiar e colar.
Pela minha opinião os produtores viram que esses videos ganham bastante visualizações e decidiram começar a postar esses videos nas contas oficiais dos artistas. Muitos videos antigos não tem por lyric videos não estarem na moda, essa moda começou a uns 2/3 anos atrás.
Eu não procurei todos os artistas então não sei quem foi o primeiro exatamente a começar, mas muitos artistas já aderiram a essa ideia. Muitos também não aderiram a ideia dos lyric videos, mas já aderiram a outro ideia que é por o áudio da musica. A maioria posta o áudio, para o fãs conhecerem a nova musica ou para pessoas que não são fãs conhecerem, depois disso vem o Lyric vídeo e depois o vídeo oficial. Alguns artistas pulam a parte do lyric e outros a parte do áudio, mas isso não faz diferença, pois de um jeito ou de outro as pessoas iram escutar a musica.
A ideia de por o áudio ou lyric vídeo é, além de agradar os fãs, uma jogada de marketing, o áudio e o lyric são divulgados e chamam atenção dos fãs do artistas e de outros fandoms, além de pessoas que não conhecem para ficarem ansiosos pelo clipe, além de teasers do clipe para dar mais ansiedade, e se interessarem pelo artista. Principalmente quando o single é totalmente novo, geralmente de um novo álbum do artista ou para o lançamento de um novo artista no mercado musical.

Agora que contei um pouco sobre o que seriam lyric videos e o áudio posto nas contas oficias dos artistas eu quero falar sobre a mudança dos lyric videos.

Os primeiro lyric videos já vieram muito bem editados, mas eles tinha a mesma coisa que o feito por fãs um fundo legal e a letra, só que diferente dos fãs as letras vinham de um alado para o outro meio que "dançando" para lá e pra cá. A letra começava em um canto da tela e a outra parte estava no outro canto, como vemos no lyric de 'Till The Worl Ends' da Britney Spears:

obs: dos lyric videos que eu pesquisei esse é o mais antigo ele é de 4/4/2011

Depois do The X Factor Uk os meninos do One Direction fizeram sua estreia para o resto do mundo e o primeiro single foi 'what makes you beautiful' que ganhou um lyric para a divulgação da musica em 10/8/2011, mas ainda seguindo a mesma linha de por a letra com fontes e cores diferente e com um fundo também diferente e divertido.


Dos artistas que eu pesquisei o primeiro vídeo um pouco diferente chegou e esse foi 'Hit The Lights' da Selena Gomez, lançado em 9/11/2011, o vídeo ainda tinha a mesma coisa que os outros, mas a diferença era que na verdade era um vídeo e não fundos feitos pelo computador, o lyric dá foco em um rádio que fica parado o tempo todo com a letra passando em sua frente, mas atrás deles podemos perceber pernas de pessoas se mexendo como se dançassem a música tocada no rádio.



No dia 20/3/2012 veio a primeira inovação de lyric videos (repetindo do videos que eu vi) Demi Lovato lançava naquele dia o lyric para 'Give Your Heart a Break' o que fez muitos Lovatics (incluindo a mim surtarem) no vídeo aparecia Demi escrevendo a letra da musica em um caderno e conforme a musica passava o caderno com cada palavra da letra ia aparecendo na tela.



E voltando a Selena 2/4/2012 sua conta no VEVO postou um Lyric video de 'Love you Like a Love Song', mas o clipe já havia saído a muito tempo, mas eles não ligaram pra isso porque a intenção era mesmo essa, o lyric mostra fotos de Selenators cada segurando uma folha, ou qualquer coisa, com uma palavra da musica. Na minha opinião esse também é uma inovação, mas não tão grande porque muitos fãs já faziam videos, não lyric, com fotos com coisas escritas para os ídolos. 

 

Com uma ideia nova chegou Bridgit Mendler em 3/8/2012 com lyric para seu primeiro single 'Ready Or Not', como o primeiro lyric da Selena, o de Bridgit era um vídeo que aparecia somente duas mãos que ficava vendo fotos e nelas haviam a letra da musica e as fotos eram partes do clipe oficial.


Lançada a ideia de os lyrics terem um vídeo atrás, Kesha apareceu com seu primeiro lyric para o seu single 'Die Young' que passavam por vários lugares com pessoas e a letra estava escrita em algum lugares e em algumas pessoas, mas o lyric não perdeu o antigo que era um fundo divertido com letras "dançantes" na tela.



Em 24/1/2013 Justin Timberlake voltava ao mundo da musica com a canção 'Suit & Tie', decide falar do lyric, pois da ordem cronologia que eu vi ele foi o segundo (depois da Demi) que apareceu em seu próprio lyric, mas diferente da Demi ele é o ator principal do lyric, diferente da Demi que aparece em algumas partes somente, pois o principal é a letra no caderno.



#DEMIBLACKOUT, Lovatics entenderão!!! Eu como Lovatic surtei no dia que todas a redes sociais da Demi ficaram pretas, ninguém sabia o motivo até que alguém decidiu vasculhar o site da Demi usando o 'inspecionar elemento' e descobriram as palavra "Heart Attack" ao contrario, depois disso foi uma loucura só até Demi se pronunciar várias Tags chegaram ao Trends Mundiais e essa é parte boa e que me fez falar desse vídeo, o lyric de 'Heart Attack' seria um vídeo normal com um fundo e a letra se não fosse pelo fato de que todas as Tags que os Lovatics postaram no Twitter faziam parte do lyric.


Um dos meus Lyric videos favoritos é o de "Rock N' Roll" da Avril Lavigne, lançando em 12/8/2013 ele mostra a pagina inicial do instagram com videos feitos por fãs da Avril que teriam sido postados na conta oficial dela. Alguns segurando 'placas' com a letra da musica enquanto outros só estão cantando enquanto a letra está na descrição da "foto".




Depois de ter passado por tantos lyrics eu quero falar agora dos lyrics que realmente parecem mais vídeo clipes do que lyrics em si!!

Seguindo a cronologia o primeiro é o de 'Mmm Yeah' do Austin Mahone, o lyric é um clipe, pois Austin aparece no clipe e canta a musica toda inclusive a parte do Pitbull, a parte divertida é que ele está usando uma roupa dos 70 (pelo menos pelo que minha mãe disse é dos 70 se não for me perdoem, mas estou com preguiça de procurar). Acho que esse só não dito como clipe oficial por ter a letra passando na tela e não aparecer o Pitbull.


Outro lyric video que pode ser chamado de clipe é o das meninas do The Rosso Sisters, lançado 5/5/2014, o vídeo aparece as meninas cantando e a letra aparacendo ao lado ou enfrente elas, o mais divertido é que algumas palavra dela que estão na musica aparecem como fotos do lado, como: o Oscar na mão da Becky, uma foto da Lola com uma lagosta, Georgina com um pimentão, Milly com uma roleta quando elas falam 'Bingo' etc.




E por ultimo o melhor Lyric Video que podia já ser o clipe, pois na minha opinião nem o clipe vai bater a perfeição desse lyric que é o de "Really Don't Care" da Demi Lovato, sim eu sou Lovatic, mas não estou puxando saco, eu realmente achei que o lyric ficou perfeito e se outro artista tivesse feio no lugar da Demi também ia ter ficado perfeito... O lyric mostras os Lovatics (do Brasil) cantando a letra da musica e Demi apareceu para alguns Lovatics que surtam completamente, aparece também partes do show com os Lovatics que estão na grade cantando, as irmãs da Demi, Dallas e Madison, a equipe da Demi cantando, inclusive o Max que sorri (Lovatics entenderão) e o melhor de todos o Big Rob (ex-segurança dos Jonas Brothers e um dos seguranças mais amados do mundo) também aparece. O lyric todo é só orgulho, emoção e vontade de chorar até que a musica acaba e vem alguém que trabalhou no show cantando (sem musica ao fundo) e dá muita vontade de rir.




Agora os KatyCats ou pessoas que gostam de lyric videos devem estar se perguntando 'como assim essa doida falou de tudo isso, mas não falou de um lyric da Katy?' Minha resposta é eu deixei os lyrics da Katy pro final porque pra mim eles são os mais bem feitos, o primeiro lyric da Katy, o de 'Part Of Me' é igual a muitos outros letra da musica "dançando" em um fundo branco. Mas no lyric vídeo de 'Wide Awake' Katy mudou completamente os lyrics videos! O video mostra a letra da musica na timeline do Facebook e em partes que não tem a musica mostra coisas sobre seus clipes antigos da era Teenage Dream. Depois desse incrível lyric Katy consegui se superar com o lyric de Roar, que mostra uma conversa dela em grupo do Whats App com os amigos e para ilustras algumas partes da musica eles usam os emoticons, e pra mim esse é o mais perfeito de todos. Com lyric de 'Birthday' Katy pôs a letra em vários bolos, docinhos e outras coisas de festa, e é muito legal, mas ainda sim pra mim não supera Roar, mas eu também amo! Acho que a Katy consegui fazer a essência certa de Lyrics, pois é divertido, mostra a letra e não parece com um clipe e te faz ficar ansioso para o clipe.







Bom esse foi meu texto sobre lyrics videos, espero que tenham gostado e que apreciem os lyrics como eu. Se vocês sabem de alguém lyric que entre na frente desses que eu falei em relação ao tipo, me digam, pois eu não tive como e nem quis pesquisar todos os lyrics do mundo, postei aqui os lyrics dos artistas mais populares e dos que eu mais ouço.



Crédito dos videos: VEVO






Nenhum comentário:

Postar um comentário